O Rio Grande do Sul arrecadou R$ 1,75 bilhão com o pagamento antecipado do IPVA 2024. O balanço foi finalizado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) nesta sexta-feira (5) e contabiliza todos os donos de veículos que quitaram o imposto até 28 de dezembro de 2023, último dia para garantir o pagamento com desconto máximo, que poderia chegar a 28,06%.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O valor, que é dividido meio a meio entre municípios e Estado, ficou de acordo com o esperado pela Receita Estadual, na mesma faixa em relação à registrada com o IPVA 2023. No total, mais de 1,2 milhão de guias foram pagas antecipadamente.
Para o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, o bom resultado é reflexo dos descontos oferecidos no pagamento antecipado.
— Neste ano, os contribuintes puderam somar descontos que chegaram a quase um terço do valor total do IPVA. As condições atrativas para a quitação antecipada resultaram no volume arrecadado pelo governo. Além dos descontos, o Estado segue oferecendo a possibilidade de realizar o pagamento por pix, o que facilita a vida dos proprietários de veículos — avalia Neves.
Novidade inserida no ciclo do IPVA 2022, o pagamento por pix já representa 27,6% do total de guias quitadas pelos contribuintes neste ano – foram 337 mil transações nesta modalidade. Do volume que ingressou no caixa do Estado de forma antecipada, 26,5% são de pagamentos oriundos da modalidade criada pelo Banco Central, o que equivale a R$ 465,46 milhões.
Descontos
Quem ainda não fez o pagamento poderá usufruir de descontos na quitação à vista e no parcelamento. A quitação em cota única terá os seguintes descontos:
- Até 31 de janeiro: 6% de desconto pela antecipação (valor atualizado pela variação da Unidade Padrão Fiscal) + Bom Motorista (desconto máximo de 15%) + Bom Cidadão (desconto máximo de 5%). Total de desconto máximo: 24,80%.
- Até 28 de fevereiro: 3% de desconto pela antecipação (valor atualizado pela variação da Unidade Padrão Fiscal) + Bom Motorista (desconto máximo de 15%) + Bom Cidadão (desconto máximo de 5%). Total de desconto máximo: 22,40%.
- Até 31 de março: 1% de desconto pela antecipação (valor atualizado pela variação da Unidade Padrão Fiscal) + Bom Motorista (desconto máximo de 15%) + Bom Cidadão (desconto máximo de 5%). Total de desconto máximo: 20,80%
O IPVA também pode ser parcelado em seis vezes, o que auxilia os contribuintes a planejarem o pagamento do tributo de forma mais alongada, quitando de janeiro a junho. O parcelamento não tem juros, mas é preciso fazer a adesão, com o pagamento da primeira parcela, até 31 de janeiro de 2024. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 6%, 3% e 1%, respectivamente. A partir de fevereiro, não é mais possível fazer o parcelamento, e o pagamento deve ser feito em cota única.
Serviço
Quem paga IPVA
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2005, exceto os isentos em lei.
Como pagar
Para quitar o imposto, os proprietários deverão apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada ou para a geração de QR Code. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar
A partir de 20 de dezembro no Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção de pagamento por pix também está disponível em mais de 760 instituições. O contribuinte deve observar os horários limites de funcionamento da instituição financeira escolhida, em seus diversos canais de atendimento, para não perder prazos de pagamento.
*Com informações da Secretaria da Fazenda